sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Reunião de Pais

Foi com muito prazer que fui pela 1ª vez, em Julho de 2010, às reuniões anuais de pais de meninos com Esclerose Tuberosa. Apesar das minhas dúvidas iniciais acerca da minha ida ou não.

Este grupo de pessoas já existe e já se reúne desde 2007. Pelo que já fui um pouco atrasada! (mas o meu Diogo só nasceu em 2008!!).
Neste grupo existem meninos de todas as idades: desde bebés a adultos, sendo o Diogo o mais novinho do grupo.
Ao chegar deparei-me logo com a simpatia de todos,e a simplicidade do momento.
Todos nos comovemos, todos desabafamos e por isso ficámos desarmados...
Mas é de facto marcante e importante falar e sentir que há alguém que percebe o que sinto e que sente o mesmo.


Alguns já se conheciam de anos anteriores, e nós entrámos de novo.
A maior parte das famílias presentes são do Norte e alguns meninos têm como diagnóstico o Autismo e a hiper-actividade.

Encontro de Pais de meninos com E.T. 2010
Nesta reunião aprendi mais um pouco e conheci pessoas que sentem o mesmo que eu e que lidam diariamente com as mesmas preocupações...
Foi muito importante para mim.
Eu já comunicava com algumas mães mas conhecendo-nos parece que tudo fica mais real,verdadeiro e mais próximo...

Também percebi que em cada idade nestes meninos há problemas diferentes provocados pela própria doença, mas também de ordem social....
A nossa sociedade não dá lugar a pessoas diferentes como estes meninos o são. E isso revolta qualquer mãe ou pai.

É certo que até ter um filho diferente, não pensei muito nesta questão porque não lidava com esta realidade, apesar de ter consciência dela.

Mas sendo mãe, torna-mo-nos muito mais sensíveis, atentos e preocupados com este problema.
E queremos ter voz activa na sociedade em que estamos inseridos, para melhorar a qualidade de vida dos nossos filhos. É um sentimento mútuo em qualquer pai ou mãe.

A principal decisão que retirei deste encontro foi o assumir o meu problema e tomar medidas para o melhorar em conjunto com estes pais.... já que infelizmente não o podemos resolver.

E pus mão à obra!!!!





1 comentário:

  1. Terás, com toda a certeza, uma vida cheia de desafios mas os aprenderes e as conquistas também te darão um prazer que será desconhecido por muitos. Espero que isto te faça sorrir!
    Beijos

    ResponderEliminar