segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Nascimento do Mano...

Nascimento do mano


Em 2000 engravidei, queríamos muito esta criança depois de anos em estudo no Instituto de Genética Dr. Jacinto de Magalhães, no Porto, sem chegar a nenhuma conclusão. Arriscamos mas a gravidez não vingou: sofri um aborto espontâneo às 16 semanas. Em 2002 arriscamos de novo. E assim nasce o Daniel. Não sei se o Hélder alguma vez percebeu o conceito de irmão mas os dois dão-se muito bem. Penso que ele entendeu, à sua maneira e até acho que o Hélder se tornou mais sorridente e mais feliz.
Na minha constante busca de informação sobre a doença, acabei por descobrir a Raríssimas. Contactei a associação que de imediato me enviou a informação possível e me perguntou se gostaria de entrar em contacto com outra família. Aceitei, afinal era o que eu mais queria. A Conceição (mãe do João) de Barcelos, contactou-me. Falamos horas ao telefone, parecia que nos conhecíamos há anos.
Em 2004 deu-se o nosso primeiro encontro. A família do João veio passar um fim-de-semana connosco a Bragança. Foi muito bom, durante 3 dias parecia que eu estava a rever o Hélder alguns anos atrás: os mesmos gestos, os mesmos gostos, até a mesma maneira de acariciar os cabelos. Acho que foi muito bom para ambas as famílias, embora ache que deve ter sido mais difícil para eles do que para nós. Não deve ter sido fácil ver o Hélder no estado em que este já estava mas tenho a certeza que foi muito útil para eles. Pelo menos não devem ter-se iludido tanto como eu me iludi durante alguns anos.



2 comentários:

  1. Que família corajosa !!

    Sem apoio do resultado genético arriscaram para o aumento da família e trazer mais alegria e felicidade ao Hélder no seu dia a dia a brincar com o Mano!!!

    Muitos Parabéns FAMÍLIA EXTRAORDINÁRIA

    ResponderEliminar
  2. É verdade, é preciso querer muito. Mas o que me "empurrou" para uma segunda gravidez foi uma pergunta que a médica neurologista me fez numa das consultas." A mãe já pensou o que vai fazer se Deus lhe levar o Hélder?" A possibilidade era bem real e por isso arriscamos. E ainda bem pois o Daniel é um menino cheio de alegria e saúde e que faz muito bem ao mano.

    ResponderEliminar