quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Presente respira esperança!!!


Para finalizar .....
Terminando o ano lectivo 2009/20010, em Junho de 20010, um ano de muitas mudanças , alegrias, conquistas e algumas tropeçadelas... mas que nos fazem levantar com mais força!!!!
Em pleno Junho, começava mais um verão, o tempo estava bem bom, a praia foi bem aproveitada, pudemos acampar pela primeira vez com os dois terríveis, que até agora não tinha sido possível por ele não estar muito estável... ele adorou, o contacto com a Natureza e ao mesmo tempo praia.
Pode-se se dizer que foi o melhor verão e mais tranquilo de sempre, apesar de eu ter estado a trabalhar, soube bem este verão... Fomos a um parque de desportos radicais, com mais alguns pais de coleguinhas dele e sabem que o Renato foi bem corajoso? fez de tudo para a idade dele, slide, escalada, percurso de cordas, trampolim... imensa coisa, estou mesmo orgulhosa do meu menino... até o meu Pedro fez o salto do Fantastic cable maior da Europa... 1538 mt, valenteeeeeeeeeee!!!!
Finalmente por momentos esquecia-me de tudo o que tínhamos passado, parecia que tínhamos saído de um filme... tudo tranquilo!!!
Verão brutalllllllllllllllllllll!!!
Chegando Setembro e com ele a escola, o tão esperado 1º ano do Renato, ele estava ansioso, logo no primeiro dia de Setembro ele foi... só que as aulas só começavam dia 6, nesses dias anteriores eram actividades lúdicas para os miúdos se ambientarem, eles estavam habituados a estar numa sala e na rua com as auxiliares ao pé o dia todo... ali iam ter a escola toda para explorarem, ele estava a adorar tanta liberdade, e nunca me preocupei com a possibilidade de os outros mais velhos implicarem com ele, nesse aspecto sempre foi muito desenrascado, com ele!!!!!???? Ele sabe bem se defender ... com o meu mais velho foi mais complicado, todos os dias vinha chorando com queixas mas com este sabia que não ia ter problemas.
E tinha razão.... hoje é dia 17 de Novembro de 2010, já se passou mais de 2 meses e não se queixou uma única vez, desenrasca-se lindamente...
só tem um senão.... odeiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa trabalhos de casa, é malandrooooooooooooo!!!! Chega a esconder a mochila à sexta feira, não a põe no cabide dele, para não a encontrarmos , só para não ter trabalhos no fim de semana.... malandreco!!! Ou então não coloca os trabalhos na mochila!!! De resto está muito bem, sabe se comportar na sala, cumpre as regras, respeita os colegas, impecável!!!
Ultimamente tem-se aborrecido e dito que não gosta da sala, porque neste momento já a leitura se começa a complicar, e então anda aborrecido.... já conhece bem os números.... sabe as vogais, consegue escrever e copiar letras ou palavras... sabe o singular e plural.... sabe as cores em inglês... adora musica, está inscrito no projecto musical tendo muito jeito para baterista... ele adora batucar!!! Ou seja até agora está a acompanhar os colegas...
A respeito de médicos continua com a Drª Carla ( Neuro- Pediatra), tendo tido uma consulta de rotina em Outubro... medicação mantêm-se a dosagem que tinha. ~
Tem marcado nova consulta de Oftalmologia de rotina... ele costuma mudar de graduação de 6 em seis meses, a vista direita está quase cega, apenas vê vultos mas isto em Junho, portanto agora pode haver mudanças... esta vista , a direita tem uma lesão a afectá-la por isso a sua invisibilidade... ele apenas vê com a vista esquerda mas também com dificuldade.... Tendo já ido a Coimbra ser consultado com o Drº Murta, que nos disse para nos preocuparmos com as lesões do Cérebro e não tanto com a vista... não tendo operação porque só se opera quando algum foco está a provocar mais epilepsia.... ele estando bem não se deve mexer pois são muitas lesões!!!
Houve mais algumas mudanças a nível pessoal, mas ele aceitou tudo muito bem, não foi uma mudança que o afectasse minimamente!!! Se os Pais estiverem bem, independentemente das decisões que tomam ele sente-se bem se estes estiverem bem, e o mano igual... o carinho e a atenção é a mesma ou mais, logo eles estão lindamente!!!
Que mais posso dizer... já lhe caiu um dente de cima... toca de entrar em acção a fadinha, ele já sabia pois no ano anterior caíram os dois de baixo... fica tão engraçado desdentado... então pôs o dentinho debaixo da almofada e no dia seguinte a fadinha tinha lá deixado uma surpresa!!! ele amou, adora estas fantasias...
Agora vou contar uma conversa que ele teve comigo numa tarde...
Estava a dar um documentário sobre uns chimpanzés e um deles era cego, era traduzido para português por isso ele percebeu logo o teor da mensagem. Então o chimpanzé era cego e o tratador esta a contar a rotina do animal... o Renato vira-se para mim e diz: " Mãe!!! eu também não vejo deste olho!!!" E tapou a esquerda para mostrar que não via com a direita... e eu disse: " -Sim filho!!" e ele responde: " -Mas eu vejo com esta( a esquerda) e sou feliz !! Não é mãe??? "
Eu fiqueiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii sem acção!!! As lágrimas corriam-me e disse-lhe a sorrir: " -Sim amor, o que interessa é mesmo isso, se és feliz nada mais importa!" E abraçou-me com tanta força e carinho!!! hummmm!!! mesmo mágico este menino, sorte a minha de ter sido escolhida para ser a mamã dele.. ensinou-me... ensina-me e ainda mais irei aprender!!!

Obrigada a todos os que pela minha vida e do meu menino passam, passaram ou irão passar!!! Vivam a vida UM DIA DE CADA VEZ.... SEJAM FELIZES

2 comentários:

  1. "Viva um dia de cada vez"... ouvi, oiço e continuarei a ouvir praticamente todos os dias...
    Mas nunca imaginei que a sua real aplicação fosse tão difícil ou mesmo possível.

    Mas hoje, depois de ver o meu filho a amar-me como já mostra, é de facto a melhor forma de viver as nossas vidas.

    E não há nada melhor que ver o sorriso, e a felicidade nos rostos dos nossos meninos.

    Muito obrigado Patrícia pelo seu testemunho e desejo toda a felicidade do Mundo para vocês que são uma família feliz e muito bonita!! Muitos Parabéns!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Zélia e que os nossos filhos sejam felizes dia após dia, sempreeeeeeeeeee!!!! Do que depender de nós terão sempre muito amor, carinho, compreensão e força para atingirem e ultrapassarem desafios... Também a Zélia está de Parabéns... beijocas

    ResponderEliminar